segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicas para o passeio ciclístico

Usar a bicicleta é um bom investimento, não apenas para o ambiente (veículo não poluente), mas, sobretudo, para a saúde do usuário. O ciclismo é uma das melhores formas de atividade física. Pedalar exercita o sistema cardiorrespiratório e impõe menos estresse às articulações, podendo ajudar a queimar de 400 a 700 kcal. É uma modalidade de atividade física muito econômica, pois se o indivíduo possuir uma bicicleta a atividade é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e em qualquer local!

Dicas para melhorar o seu desempenho, segurança, conforto e diversão:

Teste os freios corretamente antes de iniciar a pedalada

Pedalando de dia com sol forte

Use roupas claras e leves. Não esqueça o protetor solar e boné!

Guidom e Assento ajustados ao seu tamanho e habilidade

A altura correta do guidom é de 2,5 cm abaixo do topo do assento. O guidom deve ter a mesma largura dos seus ombros. Se você sentir dor no pescoço ou nas costas experimente usar o guidom um pouco mais alto.
Para verificar a altura correta do assento: sente e posicione o pé no pedal, na fase mais baixa da pedalada, o seu joelho deve ficar levemente flexionado. Se o seu joelho estiver bastante flexionado, o assento está muito baixo. Se o seu joelho ficar totalmente estendido ou você tiver que tombar o corpo para alcançar o pedal, o assento está muito alto.

Prevenindo Lesões, Dores Musculares e Problemas na Pele

Não pedale em alta velocidade por longos períodos de tempo. Você pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e sofrer lesões.
Mantenha sempre seus braços relaxados e não trave seus cotovelos. Esta técnica ajuda a absorver melhor o impacto contra as lombadas e buracos da rua.
Use uma bermuda confortável com tecido que não irrita a pele.

Bom senso na estrada é fundamental

Pedale sempre no acostamento quando estiver nas estradas. Quando não existirem, pode-se utilizar a faixa de rolamento no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via
Use sinais de mão para alertar os motoristas sobre mudanças de direção que você pretende fazer
Não pedale ao lado de outro ciclista e fique atento quanto a buracos, areia muito fofa na pista e pedras que podem fazer você escorregar e cair
Cuidado com os fones de ouvido. Eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir sua bicicleta defensivamente

[prof. Fabiana Tostes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário