Oficinas

Oficina de construção de Máscaras

Rafael Nascimento, artista plástico local, criador da marca Reciclarte na Pipa, vai desafiar o espirito criativo dos participantes desta oficina para criar, ao longo de três dias, umas sugestivas máscaras, realizadas utilizando apenas material reciclado, cola e tintas multicoloridas.
Quinta, sexta e sábado às 14h no Centro PoliFuncional de Pipa (Ex-Escola Estadual Clovis Lisboa). A duração diária é de duas horas. Inscrições no Book Shop Pipa ou pelo e-mail.
Numero max. de participantes: 8.

*************

Consumo Consciente - Economia, Preservação e Cidadania

Taciana da Silva Berto, especialista em gestão ambiental, vai fomentar um novo olhar, uma nova postura frente às questões que somos igualmente responsáveis, o meio ambiente é NOSSO. “Pensar” que ultrapassa do individual para o coletivo gerando novas oportunidades, soluções e pró-atividade.
Quarta-feira, 1º de junho às 14h no Centro PoliFuncional (ex-Escola Estadual Clovis Lisboa), duração aprox. de 90 minutos e numero max. de participantes: 30 jovens ou adultos. Inscrições no Book Shop Pipa ou pelo e-mail.
Quinta-feira, 2 de junho, na Escola Estadual José Mamede e Sexta-feira, 3 de junho, na Escola Estadual Wilson Rocha. 

Oficina de animação Stop Motion

Stop motion (do inglês que significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha. André Renan e Debora Toledo vão criar juntos com os estudantes algumas animações relativas ao tema da 13ª SMA.
Terça-feira, 31 ás 8h na Escola Municipal Domitila Casteloe às 14h na Escola Municipal El-Shaday; Quarta-feira, 1º de junho, às 14h na Escola Municipal Vicência Castelo; Quinta-feira, 2 às 14h na Escola Municipal Padre Armando de Paiva; Sexta-feira, 3 às 8h na Escola Espaço Maturi. 





A arte como ferramenta de transformação

No maravilhoso mundo do teatro, crianças e adultos se divertem e aprendem a reciclar resíduos, reciclar idéias e principalmente reciclar ações.
Com clowns, teatro de fantoches, muita música e alegria, a Trupe de Teatro O Verbo junto com o projeto Leitura na Praça leva mais arte e cultura a 13SMA.

Construindo cidadãos com valores ambientais

Nossa pretensão é contribuir para algumas práticas pedagógicas que visam a construção de uma consciência ambiental, usando o lúdico como fio condutor de novos conhecimentos o professor Matheus André, levará a oficina de fantoche com material reciclado, para alunos e professores da rede pública de ensino, com o objetivo de realizar a integração teórica e prática dos conceitos de reciclagem e uma linguagem voltada especificamente para cada faixa etária, o projeto pretende ensinar brincado!